O congelamento de óvulos é um processo de preservação criogênica. Ou seja, os óvulos são extraídos, congelados e armazenados para uso futuro. Eles podem ser descongelados posteriormente e utilizados em tecnologias de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), para aumentar as chances de gravidez.
Geralmente, este procedimento é escolhido por mulheres que querem preservar seus óvulos antes que sua fertilidade diminua com o tempo, de modo que ainda possam dar à luz a um filho com seus próprios genes em algum momento no futuro.
Muitas mulheres decidem congelar seus óvulos enquanto são jovens e saudáveis. Isso porque ter seus óvulos congelados mais cedo melhora as chances de engravidar em algum momento no futuro. Veja abaixo algumas das razões para considerar congelar seus óvulos:
Nem sempre a fase ideal de fertilidade é o melhor momento para engravidar. Muitas mulheres escolhem se concentrar em suas carreiras, ou então, aproveitar para viajar pelo mundo antes de criar raízes ou construir uma família. Outras podem ainda não ter encontrado o parceiro certo, ou não estar em uma situação financeira estável onde possam se dar ao luxo de ter e criar filhos. Questões pessoais e sociais sempre devem ser consideradas na hora de escolher retardar ou não a gravidez.
O congelamento de óvulos pode proporcionar mais segurança a mulheres que desejam ter seus próprios filhos biológicos em algum momento no futuro. Como a fertilidade diminui com a idade, uma mulher pode querer congelar seus ovos enquanto é jovem e fértil para assegurar que, quando quiser, pode tentar engravidar. Caso contrário, pode-se correr o risco de não ter mais óvulos em seu corpo no momento que quiser uma gravidez.
Algumas mulheres têm condições médicas que podem afetar sua fertilidade, como a falência ovariana prematura (FOP). Aquelas com essa pré-disposição podem optar por congelar seus óvulos antes que estas condições afetem a possibilidade de engravidar.
Além disso, a gravidez raramente é uma possibilidade para mulheres em tratamento para câncer, principalmente em quimioterapia, já que ela pode afetar a fertilidade futura. Por isso, algumas mulheres optam por congelar seus óvulos antes de iniciar o tratamento, para que ainda possam ter filhos no futuro.
Algumas mulheres precisam se submeter a cirurgias que apresentam risco aos ovários, como a histerectomia. Nesses casos, pode-se considerar o congelamento dos óvulos antes da cirurgia. Assim, elas ainda têm a opção de ter filhos no futuro, mesmo se a cirurgia danificar seus ovários e afetar sua fertilidade.
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma condição que pode causar períodos menstruais irregulares, crescimento excessivo de pêlos ou cistos nos ovários, além de atrapalhar uma possível gravidez. Como o quadro de ovários policísticos pode afetar a fertilidade, o congelamento dos óvulos é uma alternativa a ser considerada.
A síndrome de Turner é uma anomalia genética que afeta 1 em 2500 meninas e ocorre quando um dos dois cromossomos X geralmente encontrados em mulheres está parcial ou completamente ausente . Casos como esse – assim como outras anormalidades cromossômicas – podem afetar a capacidade de se ter filhos. Com o congelamento dos óvulos, se oferece a essa comunidade a possibilidade de ter filhos biológicos.
A menopausa é um processo natural no sistema reprodutivo feminino. Ela nada mais é do que o declínio dos hormônios reprodutivos no corpo, o que leva à infertilidade. No entanto, algumas mulheres passam por isso antes mesmo dos 40 anos de idade. É o que chamamos de menopausa precoce.
Algumas mulheres com um histórico familiar de menopausa precoce podem considerar congelar seus óvulos para garantir que ainda possam ter um filho no futuro. Isto é possível através de tecnologias assistivas, como a FIV, mesmo depois da menopausa.
Ter a possibilidade de engravidar em um outro momento da vida por meio do congelamento de óvulos pode trazer conforto e segurança. Se a ideia de ter seus óvulos congelados te traz alguma paz de espírito, sabendo que pode ter filhos mais tarde, então vale a pena considerar. Principalmente se você tem o risco de não poder engravidar no momento em que se sentir pronta para isso – seja por idade ou condições médicas.
Seja qual for seu motivo, ele é válido. Não existe certo ou errado neste caso, existe o que funciona para você e para o seu momento de vida.
O primeiro passo em qualquer procedimento relacionado à fertilidade é conversar com um médico que te ajude a entender o processo. Escolher a clínica certa e ter uma rede de apoio é essencial quando se submete ao congelamento de óvulos – afinal, é uma decisão que preza pela segurança e conforto.
Com os serviços da Fertably na sua empresa, a primeira consulta em uma de nossas clínicas parceiras é gratuita. Além disso, você recebe suporte da equipe da Fertably Care 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre disponível para responder a todas as suas perguntas. Quer poder escolher o seu futuro na fertilidade com o apoio financeiro e suporte da empresa em que trabalha? Entre em contato com a Fertably e mude essa realidade!